Abertas inscrições para laboratórios optativos da Escola Criativa Boca de Brasa Cidade Baixa

A Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa, sediada no Centro Cultural Sesi Casa Branca (Sesi Itapagipe), convoca participantes do projeto para inscrição nos laboratórios optativos que compõem o conteúdo programático da formação em artes e cultura. Estudantes devem escolher uma das três turmas disponíveis: “Audiovisual e as artes cênicas”, com Larissa Lacerda; “Acessibilidade cultural”, com Fabiana Pimentel e convidades; ou “História crítica e crítica da história nas artes cênicas”, com Jorge Alencar e Neto Machado. O formulário está disponível aqui, até 26 de maio ou até encerramento das vagas de cada turma, que são preenchidas por ordem de inscrição.
Assim, cada participante da Escola Criativa Boca de Brasa Cidade Baixa vai decidir como compor sua trilha formativa durante o mês de junho. Apenas um dos laboratórios deve ser escolhido, visto que eles acontecerão ao mesmo tempo: entre os dias 12 e 15 de junho, no horário regular de aulas (18h30 às 21h30).
Essa ação é fruto Termo de Colaboração 001/2022 firmado entre Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, e a Associação Conexões Criativas, através dos recursos do Edital 004/2022 – Polos Criativos Boca de Brasa.
SAIBA MAIS SOBRE OS LABORATÓRIOS OPTATIVOS:
AUDIOVISUAL E AS ARTES CÊNICAS
Para ampliar relações entre o audiovisual e a cena.
Com: Larissa Lacerda
Laboratório que pensa a prática das múltiplas possibilidades do registro das artes da cena e suas reverberações em formatos e poéticas, caminhos técnicos e artísticos para a captação audiovisual da cena.
ACESSIBILIDADE CULTURAL
Para expandir os acessos à arte e à cultura.
Com: Fabiana Pimentel e convidades
O laboratório pretende propor articulações entre acessibilidade cultural e outros dois conceitos: o de democracia cultural e o de democratização da cultura. Deste modo, apresentará caminhos para que pessoas com deficiências sejam encaradas tanto como fruidoras quanto como produtoras de cultura.
HISTÓRIA CRÍTICA E CRÍTICA DA HISTÓRIA NAS ARTES CÊNICAS
Para refletir e documentar as artes.
Com: Jorge Alencar e Neto Machado
Como evitar “os perigos de uma história única”, como nos alerta Chimamanda Ngozi Adichie? Como criar novas histórias das artes? Como pensar histórias da arte de modo crítico e propositivo? Uma história-crítica ou uma crítica da história?